Vessants

arqueologia i cultura SL



ESTUDO, REGISTO GRÁFICO E CONSERVAÇÃO DE MATERIAIS

 

O material arqueológico não é, por si só, o objecto de estudo da Arqueologia. As cerâmicas, metais e outros objectos são apenas uma fonte de conhecimento que nos permite chegar a conclusões importantes da história. Desta forma, a análise e estudo dos materiais arqueológicos torna-se pouco concludente sempre que estes materiais se encontram isolados do contexto estratigráfico que lhe confere sentido.

Em qualquer caso, os trabalhos de estudo e catalogação de materiais adquirem também importância desde outros pontos de vista. Assim, não deve negligenciar-se o seu papel como importante elemento de datação dentro da investigação arqueológica, nem a informação que pode obter-se das séries de materiais nos estudos regionais, permitindo perceber relações de intercâmbio internacional.

As limitações da Arqueologia comercial têm como consequência directa a quase total impossibilidade de estudo de numerosas colecções depositadas nas reservas de museus e instituições, onde, de igual forma, se mantêm depositados os materiais de antigas intervenções, realizadas sem uma metodologia moderna e das quais apenas subsiste a informação obtida dos matérias que, em dado momento, foram considerados como dignos de conservar.

Vessants oferece serviços de estudo, registo gráfico e conservação de materiais arqueológicos. Estes serviços estendem-se da avaliação do potencial de reservas mantidas e da procura de investigadores e instituições interessadas em colaborar e apoiar o estudo, investigação ou análise do material, até à realização de trabalhos de estudo, catalogação e conservação do material arqueológico.


DESENHO ARQUEOLÓGICO E ARQUITECTÓNICO

MATERIAIS ARQUEOLÓGICOS

Desenho técnico de materiais arqueológicos a partir de ortofotografia, resultando em registos de elevado rigor métrico e expressão gráfica com apresentação em formato digital.

Fotografia para rectificação.
Desenho vectorial realizado a partir de ortofoto.
Desenho manual/convencional

 

Registo gráfico de sino Manuelino

 

Forcados de Oleiro ilustrados.

 

Prato em faiança


CONTEXTOS ARQUEOLÓGICOS

Registo gráfico de planta, alçados e interfaces.
Desenho manual convertido para formato digital.

 

Planta de área de escavação arqueológica

 

Registo gráfico de Enterramento

 

DESENHO ARQUITECTÓNICO

Levantamento Arquitectónico de pormenor.
Corte E-O de igreja, com interpretação cronológica.

 

Aspecto actual de edifício
Proposta de reconstituição de aspecto original do edifício
Registo gráfico de marco de límite de propriedade
Registo gráfico de base de coluna

 

ILUSTRAÇÃO

Ilustração de forno de olaria sobre desenho técnico

 

Torno de oleiro

 

CONSERVAÇÃO DE MATERIAIS

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.