Vessants

arqueologia i cultura SL



EQUIPA PERMANENTE

 

José Jorge Argüello Menéndez

Doutorado em História pela Universidade de Oviedo, com a Tese Artesãos e Indústria Artesanal do país asturiano na Idade Média . Bolseiro da Fundação para a Investigação Científica Aplicada e Tecnologia do Principado de Asturias (FICYT) (dentro do II Plano de investigação do Principado das Astúrias) para realização, na Universidade do Minho de Abril de 1997 a Outubro de 1998 da investigação Análise das técnicas de investigação dos processos industriais da Idade Média e Moderna. Minério e Metalurgia histórica nas Astúrias e em Portugal .
Desde 1999, realiza trabalhos de arqueologia empresarial em Espanha e Portugal com a coordenação e direcção de estudos históricos, estudos de impacte ambiental, sondagens arqueológicas, escavações em área, estudos de materiais e restauro e musealização de sítios e materiais arqueológicos. Colabora, desde 2005, na Docência do Curso de Mestrado em Metodologia de Intervenção no Património Arquitectónico da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Curriculum Vitae

 

Nicolás Márquez Grant

Antropólogo físico e arqueólogo com experiência em projectos de investigação e em trabalhos de arqueologia comercial, desenvolvidos principalmente em Espanha, Portugal e no Reino Unido. Considerável experiência em estudo de materiais osteológicos humanos de várias épocas, tanto em incinerações como em inumações. Publicações em revistas nacionais e internacionais. A sua Tese de Doutoramento, realizada na Universidade de Oxford (2006), centrou-se no estudo antropológico de povoações da época púnica, antiguidade tardia e época bizantina em Ibiza, Espanha, integrando os dados osteológicos numa análise do contexto funerário, social, económico, histórico e do meio ambiente.
O trabalho de Nicolás Márquez-Grant tem incluído escavações e estudos sobre colecções em vários museus com material europeu, asiático, africano e americano. Em termos de arqueologia comercial, tem trabalhado, entre outras, para grandes empresas como Oxford Archaeology e Glasgow University Archaeological Research Division. Também realiza escavações arqueológicas, acompanhamentos arqueológicos e tem acompanhado e dirigido escavações com cronologias balizadas entre a pré-história e a época pós-medieval.
O seu interesse por restos humanos consiste na aplicação de metodologias para determinar a idade e sexo dos indivíduos em estudo, bem como a craniometria, os fenómenos epigenéticos, a reconstrução da dieta alimentar e o reconhecimento de eventuais paleopatologias, com o intuito de reconstituir o modo de vida dos povos do passado. Um outro interesse também revelado consiste na compreensão da evolução humana, tema central das aulas que lecciona na Universidade de Oxford desde 2001.

 

Francesca Verd Oliver

Licenciada em Psicologia (Universidade das Ilhas Baleares, 1989) e Especialista em Gestão do Património Arqueológico (UOC, 2006). Funcionária do Corpo de Professores do Ensino Secundário, na especialidade de língua inglesa.
Os seus interesses focam-se, preferencialmente, em gestão cultural, tanto no que se refere à divulgação cultural e científica como no que diz respeito ao desenho de material didáctico.
É a responsável pela gestão de projectos de tradução e pela divisão editorial da empresa, assim como pelas tarefas de desenho multimédia.

 

COLABORADORES / CONSULTORES

GEMA E. ADÁN ÁLVAREZ (Análise de Indústria Óssea)

Doutorada em Pré-Historia e Arqueologia, desde 2004, está como "Doutora-contratada" pelo "Laboratório do Quaternário" do departamento de Geologia da Universidade de Oviedo. Estudou em Oviedo e Salamanca, tendo obtido diversos prémios académicos ("Fim de Carreira"; "Licenciatura" e "Doutoramento"), atribuídos pelas suas investigações em arqueofauna e indústria óssea durante a Pré-Historia. Actualmente, investiga os inícios do Paleolítico Superior na Península Ibérica com os professores J. L. Arsuaga e Miguel Arbizu ( CN-04-218 ). È também sua área de investigação o "Património Cultural" (situação, legislação, formas de gestão), fazendo parte da "Academia del Partal" . O seu trabalho enquanto "Arqueóloga de gestão" (escavações; prospecções; restauros; planos urbanísticos; pareceres arqueofaunísticos) tem sido exercido nas comunidades das Astúrias, País Basco e Castela e Leão, e, ainda, no norte de Portugal. De todas estas actividades publicou dois livros ( DE LA CAZA AL ÚTIL. La industria ósea del Tardiglaciar en Asturias , Servicio de Publicaciones de la Consejería de Cultura. Principado de Asturias Oviedo, 1997; y RESCATANDO LA MEMORIA: La actuación arqueológica en el "Solar de Caballería" y el Convento de San Pablo de Burgos". Ayuntamiento de Burgos. Burgos, 2005), e mais de oitenta artigos e comunicações conjuntamente com vários programas de multimédia.


HUGO PEREIRA ( Desenho e ilustração arqueológica )

Desenhador/ilustrador de Arqueologia, pela Escola de Arqueologia do Freixo (Portugal), com larga experiência no desenvolvimento de soluções de representação gráfica entre o desenho arqueológico tradicional de pormenor e rigor técnico e as actuais tecnologias informáticas, traduzidas em registos de elevada expressão gráfica e interpretabilidade em suporte digital, versátil, dinâmico e (re)editável, com consequente redução de tempos e custos de produção.
Desenhador responsável, entre 2000 e 2009, pela intervenção Arqueológica no Mosteiro de S. João de Tarouca, a cargo do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), com vasta execução de registos gráficos de materiais e contextos arqueológicos e arquitectónicos, com destaque para o total levantamento arqueológico-arquitectónico de pormenor da igreja e área de escavação arqueológica das dependências monásticas.
Colaborou em vários projectos de estudo para entidades públicas e privadas e participou em dezenas de publicações nacionais e internacionais.

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.