Vessants

arqueologia i cultura SL

divisió editorial



Fòrum


E-BOOKS

 

Títol: Mandalas para la armonía interior / Mandalas for inner harmony
Autor: Francesca Verd Oliver
ISBN: 978-84-936115-1-4
60 pàgines, arxiu PDF, 13.9MB

Edició bilingüe castellà/anglés - Bilingual edition in Spanish and English

Descarregar índex en .pdf
 
Un viaje hacia el interior de uno mismo. Un camino hacia la paz, la serenidad y el equilibrio que residen dentro de cada uno.
52 mandalas para colorear.
An incredible journey that will take you deep inside yourself. Discover the peace, serenity and balance that lie within.
52 mandalas for colouring.

 

Títol: Conjunto cerâmico da Rua do Rosário 73-75 da cidade do Porto
Autor: José Jorge Argüello Menéndez
ISBN: 978-84-936115-5-2
88 pàgines, arxiu PDF, 3.67MB

Edició en portuguès

Descarregar índex en .pdf
Llibre imprès: no disponible
 
Este livro pretende apresentar, de forma simples e gráfica, tanto à comunidade científica como às pessoas interessadas na cerâmica e na arqueologia, os materiais arqueológicos que, exumados no decurso do acompanhamento arqueológico do nº 73 da Rua do Rosário, se assumem como uma amostra elucidativa da vida quotidiana de um curto período da vida na cidade do Porto, nos momentos centrais do século XIX. Trata-se de um pequeno conjunto cerâmico de meados do século XIX, não muito expressivo no que respeita ao número de peças, embora significativo pela sua homogeneidade. As peças cerâmicas são apresentadas no catálogo de acordo com o tipo de material: vidrados de chumbo, faianças, cerâmica vermelha e cerâmica preta. Não se pretende neste livro, realizar uma investigação aprofundada sobre o material arqueológico. Pelo contrário, é objectivo deste estudo a divulgação dos achados de forma a que a informação oferecida possa ser utilizada por outros investigadores.

 

Títol: Catálogo do espólio fúnebre e funerário do cemitério da Ordem do Carmo
Autors: José Jorge Argüello Menéndez i Sofia Alexandra da Silva Teixeira
ISBN: 978-84-936115-7-6
153 pàgines, arxiu PDF, 9.73MB

Edició en portuguès

Descarregar índex en .pdf
 

O livro tem como intuito apresentar 136 peças do espólio mais significativo do conjunto exumado na escavação arqueológica do cemitério da Ordem do Carmo, na cidade do Porto. Com efeito, os trabalhos arqueológicos forneceram, no interior das sepulturas, uma panóplia de materiais datáveis entre 1801 e 1869. O espólio apresentado neste catálogo foi dividido em duas categorias: material integrante do mobiliário funerário (argolas de caixão, pregos, tecidos, aloquetes) e peças de adorno ou vestuário (rosários, terços, cruzes, botões, fivelas, alfinetes, colchetes, travessas, chaves, medalhas, solas de sapato). Optámos, então, por denominar a primeira categoria como espólio funerário e a segunda como espólio fúnebre. Este é, quanto a nós, um estudo que poderá complementar os conhecimentos relativos à sociedade portuense do século XIX, às suas mentalidades e ao modo como estas se reflectem e impõem nos hábitos quotidianos.

 

 

Creative Commons License
Aquesta obra està subjecta a una Llicència de Creative Commons.