Vessants

arqueologia i cultura SL



SERVIÇO DE ANTROPOLOGIA FÍSICA

 

O serviço de antropologia física de Vessants (SAF) escava, documenta e estuda os restos humanos procedentes de sítios arqueológicos. Este estudo fornece-nos uma reconstituição do modo de vida de toda uma população do passado. Assim, com os dados obtidos, é possível estabelecer-se o perfil demográfico da população em estudo (sua distribuição segundo idade e sexo), a dieta alimentar, o estado de saúde da população, o estilo de vida em geral e o modo como foi efectuado o seu enterramento. Associados aos dados arqueológicos, os resultados antropológicos transmitem uma maior compreensão do passado.

NOSSOS SERVIÇOS

O Serviço de Antropologia Física oferece múltiplos serviços relacionados com a escavação, documentação e estudo de sepulturas e restos humanos. Seja uma sepultura individual, uma vala comum ou um cemitério, sejam incinerações ou inumações, os serviços prestados abarcam tanto a escavação do material como o seu estudo e a redacção da informação. Todo o tipo de material humano ósseo é analisado, independentemente de tratar-se de um só esqueleto ou da realização de projectos de maiores dimensões.

É igualmente prestado um serviço de assessoria profissional e apoio a arqueólogos, museus e instituições sobre o procedimento para escavação de restos humanos e fornecem-se cursos especializados para Arqueólogos e Antropólogos.

EM QUE CONSISTE UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA?

Terminada a exumação dos restos humanos, estes são lavados e, então, catalogados e analisados. Tal análise assume-se viável sempre que o estado de conservação permita adquirir a seguinte informação:

  • Identificação de restos ósseos
  • Estado de conservação
  • Identificação do número mínimo de indivíduos na amostra
  • Identificação da idade e sexo do indivíduo
  • Perfil básico (paleo)demográfico
  • Recolha de dados métricos e cálculo da estatura
  • Estudo paleopatológico ou do estado de saúde: trauma, artroses, infecções
  • Estudo sobre o estilo de vida: hábitos dietéticos, posições de agachamento.

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.